fbpx
BrasilEmpreendedorismo

Serpro destaca soberania digital no Google Cloud Summit

O Serpro participou do Google Cloud Summit 2024, em São Paulo, nesta quarta-feira, 2 de outubro. A estatal apresentou seu case da Nuvem de Governo no palco principal e também em uma visão mais técnica da solução no espaço dedicado ao setor público.

Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro, representando o diretor-presidente Alexandre Amorim, destacou o valor estratégico dessa iniciativa para o Brasil. “A Nuvem de Governo viabiliza aos órgãos públicos a migração de serviços e sistemas críticos do Estado brasileiro para uma infraestrutura de nuvem, garantindo completa autonomia na guarda e tratamento dos dados públicos. Esse é um marco na soberania digital do país”, declarou.

A diretora abordou a parceria com a Google Cloud para o desenvolvimento do projeto, que também contará com outros players para garantir escala e diversidade tecnológica. “Iniciamos o projeto da Nuvem de Governo em 2023, que será uma nuvem soberana, garantindo autonomia no tratamento dos dados e um alto nível de segurança. Nosso corpo técnico será amplamente capacitado em todas as tecnologias que compõem a Nuvem de Governo, incluindo o conjunto de soluções da Google Cloud”, completou.

Uma das tecnologias adotadas pelo Serpro na Nuvem de Governo é o Google Distributed Cloud, que oferece a opção de isolamento físico para assegurar a residência local das informações com restrições de acesso. “Com essa solução, o Serpro fortalecerá ainda mais sua capacidade de atender o Estado brasileiro, dobrando nossa atual capacidade de processamento em nuvem, mas mantendo o controle e a gestão exclusivamente com o corpo funcional da empresa, sem qualquer possibilidade de transferência internacional de dados”, explicou o presidente Alexandre Amorim.

O evento

O Google Cloud Summit 2024 é um evento focado em computação em nuvem e inteligência artificial, reunindo líderes da indústria, especialistas e empresas globais para discutir as últimas inovações tecnológicas e tendências emergentes. No evento, várias empresas compartilham suas experiências em transformação digital, destacando cases de sucesso e colaborando em soluções inovadoras.

O diretor de operações do Serpro, Wilton Mota, também participou do evento em São Paulo. “O modelo de infraestrutura em nuvem tende a continuar sua expansão, o que exige que a empresa tenha planos de longo prazo. Agora, em novembro, vamos incorporar à Nuvem de Governo tecnologias da AWS. Já temos soluções Oracle dedicadas a banco de dados. A empresa deve expandir sua atuação com outros players do mercado que possuam equipamentos e modelos de negócios alinhados à nossa estratégia para o crescimento da Nuvem de Governo”, detalhou.

Nuvem de Governo para Inteligência Artificial

No palco dedicado ao Setor Público, Alexandre Seabra, superintendente do Serpro, apresentou a atuação da estatal no provimento de serviços em nuvem. Sobre a oferta da Nuvem de Governo, ele enfatizou o impacto para os clientes governamentais. “Com essa nova infraestrutura, estamos melhorando a eficiência e a capacidade de análise de dados críticos, o que reflete diretamente na agilidade dos serviços públicos oferecidos ao cidadão”, avaliou.

Seabra também falou sobre as potencialidades da Nuvem de Governo para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, por ser uma infraestrutura crucial para garantir escalabilidade para tratamento de alto volume de dados críticos. “Assim, é possível treinar modelos de IA que respeitem as especificidades culturais, linguísticas e legais do Brasil, garantindo uma maior adequação aos desafios locais e evitando influências de modelos internacionais”, finaliza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo