fbpx
Empreendedorismo

Varejo aumenta vendas para melhorar conforto das casas

O varejo paranaense teve, em outubro, a sexta alta consecutiva nas vendas segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR)

O aumento foi de 9,81% em relação a setembro.

Outubro foi o segundo mês em que o faturamento superou o mesmo período de 2019 em 4,14%.

Em setembro as vendas do comércio também foram 3,21% maiores do que o registrado em setembro de 2019, indicando a recuperação do setor terciário, embora a elevação ainda seja insuficiente para superar as perdas do início da pandemia, sendo que o acumulado do ano é de queda de 5,81%.

A retomada da economia tem tido comportamento diferenciado entre os setores. O restabelecimento do fluxo de negócios está acontecendo, mas não de forma linear.

Alguns ramos tiveram crescimento expressivo, tais como móveis, decorações e utilidades domésticas, que teve vendas 35,79% superiores a outubro do ano passado e acumula alta de 15,38% de janeiro a outubro. As lojas de materiais de construção também tiveram movimento 11,20% maior do que em outubro de 2019. Por outro lado, há setores que acumulam grandes perdas, tais como calçados e vestuário e tecidos, com redução média de 36% de janeiro a outubro, com picos de vendas

Varejo paranaense tem sexta alta consecutiva nas datas comemorativas, tais como o Dia das Crianças, que fez com que o faturamento das lojas de calçados em outubro fosse 36,26% superior a setembro, bem como das lojas de vestuário e tecidos, com aumento de 22,31%.Esses indicadores revelam mudanças no padrão de consumo da população.

Ao permanecer mais tempo em casa, as pessoas começaram a reparar em detalhes e promover melhorias em suas residências, sem contar a necessidade das adaptações para levar trabalho e estudos para o ambiente doméstico, motivando a compra de mesas e cadeiras de escritório, notebooks e computadores. Já os itens de calçados e vestuário foram deixados em segundo plano, com a adoção de vestimentas mais confortáveis ou casuais para a permanência no lar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo