Vereadores visitam futuras instalações do Pequeno Príncipe
Ele esteve na CMC no dia 20 de outubro, para participar de uma Tribuna Livre, a convite de Serginho do Posto (DEM), quando apresentou os planos de expansão da instituição de saúde.
Na visita, caminharam pela área de 20 hectares e viram a maquete das obras previstas para o local.
Além do próprio Serginho do Posto, do presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), e da Comissão de Saúde da CMC, formada por Noemia Rocha (MDB), Marcelo Fachinello (PSC), João da 5 Irmãos (PSL), Oscalino do Povo (PP) e Pastor Marciano Alves (Republicanos), participaram da atividade Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Indiara Barbosa (Novo), Mauro Bobato (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Sidnei Toaldo (Patriota) e assessores de mais nove dos 38 mandatos parlamentares.
Futuras instalações
A visita começou com um passeio pelo recém-inaugurado Jardim das Esculturas, com obras da artista Elizabeth Titton e passou pelo Memorial das Pioneiras, um espaço que reverencia as mulheres que marcaram a história do Pequeno Príncipe e da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) – instituição que cedeu o terreno que será o Pequeno Príncipe Norte.
Os parlamentares conheceram também o prédio atual que abriga os serviços de saúde já prestados no local.
“Nós somos um dos grandes empregadores da cidade. Com o Pequeno Príncipe Norte, há a perspectiva da criação de 5 mil empregos diretos, além do benefício do atendimento do hospital-dia. Aqui teremos também a sede própria do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, da Faculdades Pequeno Príncipe, de um hospital de alta complexidade, além de um centro cultural. É um projeto no qual estamos trabalhando há anos e que devemos receber a licença para iniciar as obras no primeiro semestre de 2022. E contamos com o apoio de todos vocês”, destacou Carneiro.
Desde 2005, os vereadores de Curitiba têm cota individual para sugestões ao orçamento da cidade, viabilizado mediante acordo com a Prefeitura de Curitiba, que autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência”, na Lei Orçamentária Anual (LOA) para cobrir essa despesa.
Neste ano, cada um dos parlamentares poderá escolher onde aplicar até R$ 1 milhão em emendas parlamentares e a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, presidida por Serginho do Posto, terá R$ 3 milhões adicionais, pela primeira vez, para atender pedidos apresentados pela população por meio da consulta pública .
“Nós vereadores somos muito gratos ao Pequeno Príncipe, por tudo o que ele faz à sociedade e às nossas crianças. Nós ficamos aqui fascinados vendo esse projeto de expansão que vai poder atender mais pessoas, mais famílias e também gerar mais empregos. Como vereadores, nós nos colocamos à disposição para colaborar no que for preciso para que esse projeto saia do papel e venha para a prática. Tenho certeza de que será executado o quanto antes”, frisou o presidente da Câmara, Tico Kuzma.
O vereador Serginho do Posto valorizou o olhar humanizado para a causa da saúde que o Pequeno Príncipe tem.
“A instituição cumpre um papel social muito grande na capital e até no país. O Pequeno Príncipe entrega um serviço de alta qualidade em baixa, média e alta complexidade, o que representa muito, pois vocês fazem um alto percentual de atendimentos pelo SUS, o que beneficia as famílias mais vulneráveis economicamente, que são as que mais precisam. Quero parabenizar a Ety [Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital] e o José Álvaro, e todos os colaboradores, médicos e profissionais que mantêm esse serviço tão ativo na nossa cidade, com responsabilidade e agora com esse novo desafio que é fazer o PP Norte, o que desperta nosso interesse em estar junto nessa caminhada”, enfatizou o vereador.
A presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha, ressaltou a importância da atuação do Pequeno Príncipe e do novo projeto.
“Eu achei o projeto fantástico. O que mais me chamou a atenção foi o Instituto de Pesquisa, porque a pesquisa é um deficit generalizado na área de saúde. Saber que o Pequeno Príncipe terá sede própria e ampliada para o Instituto, além de hospital-dia, é devolver para a sociedade. Por isso, vamos nos empenhar buscando investimento da prefeitura para esse projeto maravilhoso”, salientou a vereadora.