fbpx
Cultura

Esculturas da Jaguar Parade patrocinadas pela ISA CTEEP vão a leilão beneficente

Metade dos recursos será destinada para as ONGs Onçafari e Panthera, que se dedicam à conservação da onça-pintada e de seu habitat

São Paulo, 11 de maio de 2023 — Expostas em espaços de grande circulação da Grande Florianópolis, como forma de chamar a atenção para a urgência de proteger a onça-pintada e seu habitat, as esculturas da Jaguar Parade estão disponíveis, até o próximo dia 20, em leilão beneficente online, com lance inicial mínimo de R$ 10 mil, sendo 50% dos recursos destinados para as ONGs parceiras Onçafari e Panthera.

Das cerca de 50 obras participantes, 28 são assinadas por artistas convidados pela ISA CTEEP, empresa líder no setor de transmissão de energia do País, que patrocina a iniciativa por meio da Lei de Incentivo à Cultura. As esculturas podem ser vistas em pontos turísticos e espaços de grande circulação da capital, como a Ponte Hercílio Luz, a Avenida Beira-Mar Norte e o Mirante do Morro da Lagoa. Em 25 de maio, os resultados do leilão serão divulgados nos canais oficiais da Jaguar Parade.

A causa — A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Protege a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus hábitats associados. O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos cem anos sua população foi reduzida quase à metade. Estima-se que, na Amazônia, existam 4,5 onças-pintadas por 100 km², em unidades de conservação, e 2,5, em áreas desprotegidas.

Por isso, a fim de preservar a espécie e seu hábitat, a ISA CTEEP, em conjunto com o aliado técnico South Pole, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima, por meio do apoio técnico e econômico a projetos florestais desenvolvidos em áreas prioritárias para a proteção, a recuperação e a conexão do hábitat e corredores da onça-pintada. Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.

“Temos muito orgulho em, mais uma vez, apoiarmos a Jaguar Parade, iniciativa que está totalmente alinhada ao propósito do nosso Programa Conexão Jaguar. Por meio de ambos, acreditamos que conseguiremos impulsionar a necessidade urgente que é proteger a onça-pintada, pois onde ela está, há vida”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA CTEEP.
Serviço:

Leilão Jaguar Parade

Data: até 20 de maio de 2023

Site do leilão: link

Site da Jaguar Parade: link

Instagram da Jaguar Parade: @jaguarparade.global

Site do Conexão Jaguar: link

Sobre a Jaguar Parade

A primeira edição da Jaguar Parade foi realizada em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade. Cerca de 10 milhões de pessoas viram as esculturas de onças-pintadas nas ruas e nos parques da capital. Em 2021, foi a vez de Belo Horizonte receber mais de 60 obras exibidas durante três meses de ações. No ano passado, as esculturas passaram por São Paulo e Nova York. A última edição, que impactou milhões de pessoas nas ruas e pela internet, contou com ações especiais, como pinturas ao vivo, debates entre artistas e oficinas de arte, além de uma experiência imersiva no metaverso. Por lá, 40 esculturas foram exibidas nos locais mais icônicos, como Times Square, Central Park, World Trade Center, e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 29 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 1,5 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 133 subestações próprias (126 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo