fbpx
EducaçãoGeral

Menores Aprendizes conhecem laboratório Fab Lab do Cajuru

Adolescentes contratados como aprendizes pela Fundação de Ação Social (FAS) visitaram o Fab Lab Cidadania Cajuru e conheceram o laboratório de fabricação digital e prototipagem da Prefeitura que atende gratuitamente a população.

Esse foi o primeiro grupo a visitar o Fab Lab, na Rua da Cidadania do Cajuru, que receberá mais duas turmas de aprendizes na próxima semana.

Os jovens assistiram a uma palestra sobre o Fab Lab, conheceram os equipamentos usados em projetos de tecnologia e inovação – como impressoras 3D, equipamento de corte e gravação a laser, router CNC, fresadora de bancada, plotter de recorte e equipamento eletrônicos – e viram objetos produzidos no laboratório usando madeira, plástico e papelão.

Com o gerente do Fab Lab, Cleverson de Campos Fuzeti, os aprendizes acompanharam a produção de chaveiros em forma de peças de quebra-cabeça feitas de madeira, que receberam depois de presente.

“Este é um espaço voltado para a criação de soluções inovadoras, onde podemos usar ferramentas modernas e resolver problemas da comunidade”, disse Fuzeti.

Novidades
Estudante do 2º ano do ensino médio e do curso técnico de eletrônica, Milena Caligari Dourado, 16 anos, ficou entusiasmada com o que viu. “Eu pretendo trabalhar com robótica e programação, mas com o que vi hoje aqui, percebi que tinha uma visão rasa da tecnologia”, disse a adolescente.

A jovem, que mora do Sítio Cercado e trabalha no Núcleo da FAS da Regional Boqueirão, saiu da visita com o intuito de pesquisar mais sobre o tema na internet e voltar ao Fab Lab para desenvolver algum projeto.

Bruno Henrique da Costa, 17 anos, não sabia que em Curitiba havia um espaço como o Fab Lab e elogiou a iniciativa do município.

“É um lugar que pode ajudar bastante quem quer desenvolver um projeto e não tem os equipamentos necessários”, disse o estudante que cursa o 1º ano do ensino médio e trabalha no Núcleo da FAS na Regional Tatuquara, onde mora.

Inovação
Inaugurado em março de 2019, o Fab Lab Cidadania Cajuru é uma iniciativa da FAS e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O laboratório faz parte do programa Liceu de Ofícios e Inovação e está inserido no Vale do Pinhão.

O espaço está aberto para a população e mantém parcerias com universidades e startups.

“O Fab Lab atende todas as pessoas que queiram desenvolver um projeto de inovação, o que pode estar em uma ideia simples, mas útil para uma pessoa ou para uma comunidade”, disse o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, que acompanhou a visita dos aprendizes.

Participaram também da visita a coordenadora de Apoio à Empregabilidade da FAS, Roberta Carnasciali dos Santos, e a gerente do programa Aprendiz, Luciane Hammerschmidt.

Funcionamento
Em função da pandemia da convid-19, o atendimento no Fab Lab acontece apenas por agendamento. Contatos podem ser feitos pelo telefone (41) 3221-2421 ou pelo e-mail fablab@curitiba.pr.gov.br.

O laboratório fica na Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – 1º piso da Rua da Cidadania Cajuru. Mais informações neste link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo