fbpx
Educação

Pioneiras da Educação em Pinhais participam da inauguração do Museu da Educação e Biblioteca do Professor

Na manhã desta segunda-feira (28) reuniram-se no hall de entrada do Cenforpe II, na Secretaria Municipal de Educação, dezenas de professoras pioneiras da rede educacional de Pinhais.

A ocasião foi de celebração do encontro para a inauguração do Museu da Educação e Biblioteca da Semed.

As primeiras gerações de professoras e educadoras foram os grandes destaques do evento, que teve apresentação da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria, da secretária de educação Andrea Franceschini e da turismóloga Glacy Tosi.

O evento faz parte da programação dos 30 anos de Pinhais.
Abrindo a cerimônia, a secretária municipal de educação Andrea Franceschini cumprimentou a todos e, lembrando com emoção dos tempos onde atuou na escola Lírio Jacomel, enalteceu o trabalho das profissionais pioneiras.

“Com certeza vocês foram inspiração para nós, para os alunos, para a comunidade que vocês estavam inseridas. Com certeza nós também fomos inspiração em algum momento e, para mim, isso é muito gratificante, porque nós sabemos que é por meio da educação que nós vamos modificar vidas. Então nós somos exemplo, e que bom que nós estamos aqui hoje, resgatando essa história, de muito sucesso, que é a educação no município de Pinhais, possibilitando um novo espaço de formação também que é a Biblioteca do Professor, onde nós temos algumas literaturas, e vamos avançar ainda mais. Também estamos resgatando todos os trabalhos acadêmicos em nível de mestrado, doutorado, onde citam nosso município como fonte de pesquisa, para que a gente possa acompanhar essa trajetória, aprender com quem nos antecedeu, e que a gente possa ser fonte de inspiração sempre”, finalizou.

 

Glacy Tosi, responsável pela organização do Museu da Educação e Biblioteca da Semed, agradeceu a presença de todas as autoridades, especialmente as pioneiras da Educação, as quais pediu a permissão para que assim também as considerassem.

“Eu quero agradecer em público as pessoas que já contribuíram, doando material, emprestando, trazendo informações e quero citar aqui nominalmente a Ana Chalcoski, que nos ajudou bastante, a Rosilda Macanhan Passos, filha do historicamente conhecido Jacob Macanhan, a Petrina Vilaverde, professora no município durante 25 anos. Nós temos aqui também minha mãe Oliete Tosi, que foi professora de 1967 a 1996 e a primeira diretora da escola João Leal, diretora da escola Leocádia, além de ter trabalhado no colégio estadual de Pinhais, na Antônio Andrade, na Mathias Jacomel e, quando eu falo da Mathias Jacomel”, comentou Glacy que, ao citar a escola — hoje colégio estadual — Mathias Jacomel, também prestou homenagem à uma professora em especial.

“Eu preciso falar também da minha professora do primeiro ano, que está aqui presente, que é a Joana Maria Torres Garcia Metzker. Gostaria que ficasse de pé”, e assim ficou de pé para receber emocionados aplausos.

A organizadora do Museu da Educação e da Biblioteca também citou outras importantes pioneiras presentes, como a Graciana Tosi de Santa Clara, professora na década de 70 também em Pinhais; Márcia Garcia Tosi ex-professora e ex-secretária de escola; Sônia Maria Maika, professora nas décadas de 60 e 70; Nancy Moreira, professora também nos anos 70 e 80 e cunhada do professor Daniel Rocha, um dos secretários de educação de Pinhais.

“Temos também a Lindamir Pires Camargo, que deu aula na década de 60, no Mathias Jacomel. Agradeço a todos os outros professores aqui presentes, a vocês as nossas palmas”, encerrou.

A vice-prefeita Rosa Maria, que já foi secretária de educação de Pinhais, agradeceu a presença de todos, lembrando da sua chegada na cidade, há 28 anos, para ministrar aulas no colégio Arnaldo Busato.

“Lá convivi com a família do professor Daniel Rocha, o professor Célio, um ícone desta cidade, hoje um doutor, para nossa alegria, que contribuiu imensamente para o desenvolvimento da Educação — e continua contribuindo — desta cidade. Eu poderia citar o nome de muita gente, mas essas pessoas foram protagonistas do papel mais fundamental, que foi colocar a Educação, na sua organização, na sua sistematização, e hoje nós temos a secretária Andrea que deu continuidade ao processo de educação deste município que tem hoje um dos melhores Idebs da região metropolitana, porque desde 2009 a Educação sempre foi e sempre será prioridade para nós”, ressaltou.

 

No encerramento da apresentação, a prefeita Marli Paulino agradeceu aos professores presentes, em especial Célio, então diretor do colégio João Paulo, onde a prefeita concluiu o ensino médio.

Fazem 40 anos que estou em Pinhais, e era muito diferente, né, professor? Lembro que eu parei na 6ª série, porque casei, meu marido não deixava eu terminar os estudos, fiquei sete anos lutando e falei que precisava terminar os estudos, pelo menos o ensino médio, e fui lutando e voltei a estudar onde o professor Célio era diretor, comecei em 90, terminei em 92 o ensino médio e hoje estou aqui, professor. Hoje é um orgulho muito grande porque teve também aqueles professores que viram em mim a possibilidade de eu ter um crescimento na vida e, graças a Deus e a esses professores, eu estou aqui hoje. Agradeço a cada um de vocês, vocês sabem que minha admiração é muito grande por vocês. Quero dizer também que, realmente, essa biblioteca e esse museu que serão inaugurados hoje, tenho certeza que têm muitas histórias e tem muito ainda para ser resgatado, então desejo muita saúde a cada um de vocês e que nós possamos realmente construir a Pinhais do futuro”, concluiu.

educacao pinhais
(Foto: Roberto Dziura Jr./PMP)

Visita aos novos espaços

Após o cerimonial de apresentação, todos foram convidados a visitar a Biblioteca do Professor, onde foi realizada uma contação de história pela professora Aline Portella para os educandos do 4º ano da escola José Brunetti. Ao lado da Biblioteca, o livro de visitas do Museu da Educação recebeu as primeiras assinaturas, com os nomes de quem protagonizou a história da Educação em Pinhais. São peças, equipamentos, materiais e um painel com a linha do tempo, exibindo toda a história da Educação no município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo