fbpx
Política

Rafaela Lupion deixa a presidência do Conseg Centro

A última reunião do Conselho Comunitário de Segurança Centro abordou temas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, com participação de representantes do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, com debate sobre o uso responsável de medicamentos e dependência química, entre outros assuntos da área, como educação e prevenção, redução dos danos sociais e à saúde.

Foi a última reunião coordenada por Rafaela Lupion, que deixou a presidência em função da legislação eleitoral e a pré-candidatura à Câmara Municipal de Curitiba, razão também da saída da administração Regional da Matriz.

Com seu afastamento, Maria Lucia Gomes assume a presidência. Rafaela Lupion participa das reuniões do Conseg Central desde 2009.

“Acompanho um grande trabalho realizado na região, não apenas do poder público mas também das demandas da coletividade, refletido por ação voluntária dos conselheiros. É muito importante a participação da sociedade civil nas pautas do Conseg porque a presença dos membros natos, polícias civil e militar, agiliza decisões e transmite informações esclarecedoras sobre o trabalho da segurança pública. A demanda da sociedade é levada aos setores de inteligência e de ação ostensiva”, observa.

Rafaela destaca algumas ações pontuais. “Abrace a Praça”, foi uma delas.

“A Praça Eufrásio Corrêa, em frente à Câmara Municipal, é uma das mais belas praças do centro da cidade, e conseguimos uma revitalização, em questão da poda das árvores, da vegetação, levamos a comunidade ao espaço público. Gosto muito de destacar que os espaços públicos precisam ser bem ocupados, por famílias, por pessoas do bem, propiciando lazer e qualidade de vida para a população.A revitalização da praça representou o engajamento da população e a sensação de pertencimento foi o destaque da ação”.

Os trabalhos na área social também fizeram parte das demandas da população, relacionados às pessoas das pessoas em situação de rua.

“A Fundação de Ação Social realiza um trabalho primoroso neste sentido. Costumo dizer que os anjos de colete azul cumprem a missão de levar dignidade para reerguer estas pessoas. com abordagem permanente e paciente, acolhimento e diversos serviços de recuperação social”.

Rafaela Lupion também destaca o trabalho porque participou dele como administradora da Regional Matriz.

“O trabalho é referência nacional, recebemos comitivas de governos de outros estados, inclusive do governo federal, não apenas em relação às ações da FAS: a Mesa Solidária e a segurança alimentar e nutricional atraem o interesse de gestores públicos. O conjunto de ações eleva a dignidade das pessoas porque atua no sentido de capacitar e encaminhar para empregos, permitindo vida regrada e remuneração em função do trabalho”.

As reuniões do Conseg, explica Rafaela, permitem ouvir a população. A Regional Matriz é composta por 18 bairros.

“A Matriz tem diversos Consegs, como Jardim Botânico, São Francisco, Centro Cívico e Jardim Social, por exemplo, e sempre ocorre a participação de representantes da Regional, muitas vezes acompanhei reuniões com demandas interessantes. Os encaminhamentos via ofício são dirigidos aos setores da administração pública competentes”.

A trajetória de vida motivou a pré-candidatura de Rafaela Lupion para a Câmara Municipal pelo PSD, foi candidata pelo DEM em 2.20, obteve 4.020 votos.

“A política existe para trazer melhorias para a população, segurança, saúde, educação. Trabalhei na Casa Civil, fui presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, integrei o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, as funções permitem entender as necessidades da população. No mês passado, além da atenção à segurança no trânsito, refletimos sobre  o Maio Laranja, relacionado à exploração sexual infantil e abusos contra crianças e adolescentes, que devem ser denunciados pela população. A mulher, nas questões de saúde e violência, e a mãe solo, que necessita de olhar muito atento e sensível”.

A iluminação pública, a preservação das calçadas, a revitalização do Passeio Público, a preservação de prédios históricos e as ações do Natal são lembrados por Rafaela como ações que valorizam o bem-estar das pessoas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo