fbpx
ColunistasDesenvolvimento Humano - Carina Wahl

Inteligência Emocional como Diferencial Competitivo

Olá querido leitor, a inteligência emocional sem dúvida alguma é uma das habilidades mais requisitadas do momento, não só no âmbito pessoal da nossa vida, mas principalmente no profissional.

Cada vez mais as empresas identificam que o profissional que tem habilidade de equilibrar suas emoções, se destaca no mundo trabalho, pois percebem que de pouco adianta as habilidades técnicas se não houver habilidade emocional. Isso porque nossas emoções são responsáveis por conduzir nossos comportamentos e atualmente pessoas são contratadas pelo seu currículo (habilidades técnicas)e demitidas por seu comportamento (habilidades emocionais), portanto o cenário está se voltando cada vez mais para o investimento em pessoas, pois são as pessoas que desenvolvem as organizações e produzem resultados, onde o grande diferencial das organizações está no “jeitinho” de ser de cada um dos seus funcionários e esse “jeitinho” de ser corresponde à comportamento, ou seja, habilidade da inteligência emocional.

Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar o processo do autoconhecimento, nos conhecermos, sabermos nossos limites, nossos gatilhos mentais, como agimos diante das situações para conseguirmos equilibrar nossas ações de acordo com aquilo que sentimos, pois ao contrário do que muitos pensam, ser inteligente emocionalmente, não quer dizer não sentir as emoções como raiva, tristeza ou medo. Isso é impossível. Mas com o desenvolvimento da inteligência emocional, conseguimos sentir as emoções e conseguimos o controle de como expressarmos essas emoções, agindo de maneira mais assertiva, nos posicionando quando devido e da maneira devida, nos segurando quando necessário e “explodindo” quando a ocasião necessitar.

Se seu objetivo hoje é destacar-se no mercado de trabalho buscando novas oportunidades, destacar-se em sua equipe para um crescimento profissional, destacar-se como líder e desenvolver equipes de alta performance, é NECESSÁRIO que desenvolva sua inteligência emocional! Sozinho dificilmente conseguimos, busque profissionais especialistas na área para te ajudar nesse processo fundamental para seu SUCESSO! Pois o segredo não está em suprimir nossas emoções e sim aprendermos à gerenciá-las.

assinatura carina wahl

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo